VOLTAR AO TOPO
Workshop de Ventilação Mecânica
Liga de Anestesiologia e Dor da FMIt promove Workshop de Ventilação Mecânica
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 11/04/2016 08:29
Com o objetivo de complementar a formação médica e contribuir para a aquisição de novos conhecimentos e habilidades, a Liga de Anestesiologia e Dor da FMIt promoveu nos dias 18 e 19 de março, o Workshop de Ventilação Mecânica.
No primeiro dia do evento, o plantonista do HE/FMIt, Dr. Gabriel Azeredo César Salgado Romeiro ministrou a palestra: Indicações de Ventilação Controlada. Em sua explanação, Dr. Gabriel falou sobre o manejo da via aérea e os procedimentos que devem ser realizados diante de uma situação de urgência.
Em seguida, Dr. Cassiano Almeida Jordão, Residente de Anestesiologia e Plantonista do CTI do HE/FMIt abordou o tema:  Modos de Ventilação Controlada, ressaltando os princípios básicos da ventilação mecânica. 
No segundo dia do evento, foi ofertado aos acadêmicos o Curso Prático de Ventilação Mecânica, ministrado pelos Doutores: José Caruso e Gabriel Romeiro.
Segundo o acadêmico do quinto ano, Gustavo Rodrigues da Silva, o curso de Ventilação Mecânica organizado pela Liga Acadêmica de Anestesiologia da FMIt foi de grande valia para os alunos do internato. “Aprimoramos conhecimentos adquiridos na área ao longo desses 4 anos, como distúrbios ácido - básico e a maneira de correção no respirador. Gostaria de agradecer imensamente aos palestrantes Dr. Cassiano e Dr. Gabriel, ao Prof. Dr. José Caruso e a toda Liga Acadêmica por nos acrescentar mais uma vez seus aprendizados sólidos, enfatizou.
Para Douglas Nunes Cavalcante, acadêmico do terceiro ano e membro da Liga de Anestesiologia e Dor da FMIt: "O workshop de Ventilação Mecânica nos trouxe um pouco mais do conhecimento sobre esse assunto de extrema relevância já que, no futuro, iremos frequentemente nos deparar com pacientes com insuficiência respiratória aguda e crônica agudizada. Os temas foram muito bem exemplificados pelo Dr. Cassiano e pelo Dr. Gabriel, trazendo a todos um maior interesse sobre assunto e pela anestesiologia."
Sobre a importância da realização deste evento, Dr. Caruso, Presidente da Liga de Anestesiologia e Dor pontuou que: “o médico em formação precisa adquirir algumas habilidades que são difíceis de serem adquiridas durante o curso normal. A medicina moderna prevê que nós tenhamos alguns conhecimentos de difícil execução e que o conjunto das nossas ações vão direcionar para que esse atendimento no doente critico se faça de maneira mais confortável. Este Workshop teve seu propósito cumprido: ofereceu, além da parte teórica, a interação da parte prática. Foi uma excelente troca de experiências e informações, extremamente válidas para os acadêmicos".

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

196888 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG