VOLTAR AO TOPO
Simpósio debate doação e transplante de órgãos em Itajubá
Confira!
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 17/06/2016 14:25

O Hospital Escola de Itajubá (HE) e a Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt) promoveram o I Simpósio da Liga de Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, voltado para a comunidade acadêmica e ao setor de saúde do município. O evento, realizado em 6 de junho, visou incentivar o debate sobre a doação de órgãos, informar sobre o tema por meio de palestras de debates e celebrar a fundação da Liga.

A mesa de abertura do Simpósio foi composta pelo médico Cirurgião da Tutoria do Transplante Hepático, dr. Marcelo Bruno de Rezende; pela médica Hepatologista da Tutoria do Transplante Hepático, dra. Andreia Evangelista, pela enfermeira da Tutoria do Transplante Hepático, Jessica, pelo diretor-geral do Hospital Escola e da Faculdade de Medicina de Itajubá, dr. Rodolfo S. Cardoso e pelo coordenador da Liga de Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, dr. Gabriel Corrêa Iannuzzi.

Durante o evento, o médico do MG Transplantes, professor dr. Pablo Girardelli M. Mesquita apresentou uma palestra abordando o panorama da realização de transplantes na região, as estatísticas levantadas pelos hospitais e as principais características do processo. Já a dra. Luiza Serafini Balestrassi realizou uma palestra sobre Diagnóstico de Morte Encefálica, mostrando os procedimentos para a realização do diagnóstico, as vantagens da agilidade no procedimento para a realização do transplante e as melhores práticas relacionadas ao tema.

Também ocorreu uma Mesa Redonda para debater o tema doação de órgãos, mostrar as diferentes perspectivas sobre o assunto e esclarecer as dúvidas dos alunos presentes. A mesa foi composta pelo dr. Marcelo Bruno de Rezende, dra. Andreia Evangelista, Enfermeira Jessica, dr. Rodolfo S. Cardoso, dr. Gabriel Corrêa Iannuzzi, dr. Pablo Girardelli Mendonça Mesquita e dra. Luiza Serafini Balestrassi.

“A Liga vai ter um papel fundamental na formação dos alunos sobre o tema e no aumento de doações e realização de procedimentos de transplantes. É preciso um trabalho de conscientização sobre a doação de órgãos para elevar o número de doadores e beneficiar os pacientes que se encontram na fila de espera. Também temos uma parceria com o Hospital Albert Einstein na realização de tutorias com os profissionais do hospital”, explicou o coordenador da Liga, dr. Gabriel Iannuzzi.

Para a aluna do 3º ano da FMIt, Maria Beatriz, o evento foi bastante enriquecedor e construtivo. “Foi uma grande oportunidade para nos aprofundarmos no tema e aprendermos mais sobre os procedimentos de transplantes. Pudemos ter maior contato com questões delicadas, como o Diagnóstico de morte encefálica, e debater sobre a conscientização da importância da doação de órgãos e as resistências que encontramos por causa de questões culturais”, contou.

(Bill Souza | Rafael Melo - Contexto Assessoria em Comunicação)

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

206254 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG