VOLTAR AO TOPO
Pesquisadoras Canadenses realizam palestra na FMIt
Pesquisadoras Canadenses realizam palestra sobre Usabilidade e Fatores Humanos aplicados à área da saúde para acadêmicos da FMIt
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 21/06/2016 11:00

No último dia 09 de junho, as cientistas canadenses Patricia Trbovich e Sonia Pinkney, pesquisadoras visitantes do Laboratório de Usabilidade e Fatores Humanos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizaram, no auditório Prof. Kleber Lincoln Gomes, uma palestra para os acadêmicos da Faculdade de Medicina de Itajubá.

O tema abordado pelas pesquisadoras foi Usabilidade e Fatores Humanos Aplicados à Área da Saúde. 
Brevemente, a Usabilidade e Fatores Humanos levam em conta os conhecimentos sobre as capacidades e limitações humanas (físicas, sensoriais, emocionais e intelectuais), com intuito de desenvolver produtos, sistemas, ambientes e organizações. Dessa forma, por meio de exemplos práticos e estudos de casos, as palestrantes demonstraram de que maneira a aplicação desses conhecimentos pode tornar procedimentos de saúde mais seguros e eficientes. 
O surgimento da Usabilidade e Fatores Humanos se estabeleceu primeiramente em áreas de grande complexidade, tais como aeronáutica, militar e nuclear. No entanto, mais recentemente, deu-se início à implementação desses conceitos na área da saúde. Segundo a Pesquisadora do Laboratório de Usabilidade e Fatores Humanos (UNIFEI) e Professora da FMIt Clarissa Trzesniak, as primeiras normas internacionais relacionadas à aplicação de Usabilidade e Fatores Humanos a tecnologias médicas surgiram na década de 1980. A partir de dezembro de 2015, uma dessas normas passou a ser obrigatória no Brasil para fabricantes de equipamentos eletromédicos. “Agora, a tendência é que as agências de regulação nacionais comecem a ser cada vez mais criteriosas quanto à cobrança por procedimentos mais seguros”, comentou a Professora. 
Atentas a isso, instituições de ponta do país, como os Hospitais Albert Einstein e o Sírio Libanês, têm adotado algumas dessas práticas de Usabilidade e Fatores Humanos em seus processos, bem como as utilizando como ferramentas de auxílio para a aquisição de novas tecnologias.
Para se ter uma ideia, anualmente são registradas nos EUA e Canadá dezenas de milhares de mortes que poderiam ser evitadas se precauções relacionadas à Usabilidade e Fatores Humanos fossem adotadas. No Brasil, isso também se reflete nos números: por exemplo, cerca de 8000 incidentes ocorrem por ano apenas devido a erros em procedimentos com medicação. É inegável que o avanço da tecnologia na área da saúde traz inúmeros benefícios associados. No entanto, muitas vezes os perigos que surgem atrelados a isso passam despercebidos, especialmente devido ao aumento da complexidade nos sistemas de saúde. Por outro lado, embora as publicações científicas sobre Usabilidade e Fatores Humanos em saúde sejam ainda escassas até devido à incipiência do tema, as sugestões de melhorias apontadas nos estudos já causam grande impacto em termos de redução de riscos e melhoria na segurança dos pacientes.
“A oportunidade de se ter acesso a esse conhecimento contribui muito aos acadêmicos, à medida que provê o contato com um tema pioneiro e abre espaço ao entendimento sistemático dos processos e riscos evidenciados pela Usabilidade e Fatores Humanos. O conteúdo da palestra abordou um amplo espectro, incluindo a construção de práticas, procedimentos, rotinas, sistemas e tecnologias aplicadas à saúde. O essencial é destacar a prioridade de tornar procedimentos de saúde mais seguros aos profissionais e acima de tudo aos pacientes”, pontuou a Profa. Clarissa.
 

Para os alunos interessados em conhecer mais sobre o tema e ingressar no grupo de pesquisa da FMIt, basta reservar um horário com a Profa. Clarissa Trzesniak, na secretaria da Diretoria.

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

187675 Visitas
2 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG