VOLTAR AO TOPO
HE é credenciado para realizar Cirurgias Bariátricas e Traumato-Ortopédicas de alta complexidade pelo SUS
O reconhecimento foi feito através das Portarias publicadas no Diário Oficial da União
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 01/11/2016 14:12

    O Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá (HE) acaba de ser reconhecido pelo Ministério de Estado da Saúde como instituição habilitada para realização de cirurgias bariátricas e traumato-ortopédicas de alta complexidade, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Com esse reconhecimento, feito através das Portarias nº 1961 (18/10/16) e nº 1374 (10/10/16) - publicadas no Diário Oficial da União, o HE passa a receber recursos federais, na forma de subsídios, para custeio das cirurgias.

    "Esta habilitação vem sendo buscada há tempos pela Direção do HE. O caminho foi aberto quando entramos com processo de credenciamento e, a partir de então, nosso trabalho foi incessante até a aprovação final do Ministério. Temos certeza de que esse reconhecimento e os recursos associados a ele contribuirão para continuarmos evoluindo e ofertando um serviço de qualidade. Foi uma importante conquista e outras estão por vir”, comemorou a Direção - Dr. Rodolfo Cardoso e Fábio Cavichia Montanari. 

    O coordenador do serviço de cirurgia bariátrica do HE, Dr. Guilherme Otávio Braga Morais, conta que a Instituição já realiza o procedimento há dois anos, em pacientes conveniados e particulares. “O HE está plenamente estruturado para realizar cirurgias desse porte. Além de possuir todos os equipamentos necessários, conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada; formada por cirurgiões, nutricionistas, psicólogas, enfermeiras dentre outros profissionais prontos para nos auxiliar nos atendimentos que estão por vir”.

    Sobre o credenciamento deste serviço, Dr. Guilherme comemora: “Finalmente, poderemos oferecer o tratamento cirúrgico para obesidade a todos usuários do SUS de nossa região.  Parabenizo, mais uma vez, a Direção do HE que se manteve inabalável no objetivo de conquistar o credenciamento. ”

    Referente às cirurgias traumato-ortopédicas, Dr. Luciano Martins Alves Rosa, coordenador do serviço no HE, reforça que foi uma importante conquista para o Hospital - especialmente para os pacientes, que passam a ser assistidos mais rapidamente. “O credenciamento facilitará a vida desses pacientes, que passam anos em uma fila de espera nos grandes centros e hospitais da região sofrendo com dores, afastados do trabalho por não poderem se submeter aos procedimentos de alta complexidade”.

    Dr. Luciano explica que, com a autorização, o paciente será incluído diretamente na fila de atendimento do HE, que hoje é referência na especialidade e conta com uma equipe médica qualificada.  “Para nós é um presente. Além de beneficiar a população, nossos médicos residentes terão a oportunidade de participar de procedimentos de alta complexidade em maior volume”, reforçou.

    Englobam os serviços de alta complexidade em traumatologia e ortopedia: Artroplastia de ombro, quadril e joelho (procedimento cirúrgico de substituição de uma articulação comprometida pelo osteoartrose) dentre outros, como reconstrução e alongamento ósseo, e reconstrução ligamentar por via artroscópia.

 

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

219253 Visitas
2 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG