VOLTAR AO TOPO
Equipe de cirurgia cardíaca do HE realiza Valvuloplastia utilizando técnica inédita no Sul de Minas
O procedimento utiliza um ecocardiograma transesofágico para avaliação das estruturas cardíacas durante a cirurgia
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 02/02/2017 14:47

       A equipe de Cirurgia Cardíaca do Hospital Escola de Itajubá (HE) realizou, no dia 25 de janeiro, a primeira Valvuloplastia utilizando uma técnica inédita na região, que agrega alta tecnologia e proporciona melhores resultados ao tratamento de pacientes acometidos por doenças da valva mitral. 
      Trata-se de um procedimento para correção da referida valva (sem substituição por prótese), guiada por um ecocardiograma transesofágico operatório que realiza a avaliação minuciosa das estruturas cardíacas durante o ato cirúrgico, auxiliando na precisão do processo intervencionista.  
          Dr. Alexandre Cippiana Hueb, cirurgião cardiovascular que conduziu a cirurgia juntamente com o cardiologista e ecocardiografista, Dr. Lucas Magalhães dos Reis, explica que a técnica proporciona mais segurança ao paciente - uma vez que a válvula nativa é preservada, aumentando sua longevidade e minimizando complicações como endocardites, isquemias, dentre outras cardiopatias decorrentes do implante de próteses. “Essa técnica permite oferecer um atendimento tão moderno como os principiais centros de cardiologia mundiais”, completou Dr. Alexandre. 
           Para Dr. Lucas, a técnica aplicada só foi possível em razão dos fortes investimentos em infraestrutura e tecnologia de ponta que o HE vem realizando. “Graças à aquisição desse importante aparelho da Medicina Diagnóstica do HE – o Ecocardiograma Transesofágico, e o incessante empenho da Diretoria, conseguimos trazer mais esse avanço da medicina para Itajubá e concluir a cirurgia com êxito”, comemorou o especialista.  
       Na ocasião, Dr. Alexandre destacou a importância de todos os envolvidos para a realização da valvuloplastia: anestesiologistas, instrumentadores, perfusionistas, auxiliares de sala do centro cirúrgico, serviço de higienização e limpeza, esterilização dos materiais, dentre os demais profissionais que se mobilizam para cuidar do ser humano. 
        A valvuloplastia guiada por ecocardiograma transesofágico operatório está disponível aos pacientes de Itajubá e região (do SUS, conveniados e particulares), que tiverem indicação médica, após avaliação pré-operatória realizada pela equipe de Cirurgia Cardíaca do HE. 

 

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

187674 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG