VOLTAR AO TOPO
Embolização de miomas uterinos no HE
Dentre os benefícios da cirurgia, estão a ausência da necessidade de cortes e perda de sangue, o rápido tempo cirúrgico e recuperação
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 29/06/2017 14:44

     O mioma uterino é um tumor benigno que ocorre, com maior frequência, em mulheres com idade reprodutiva, entre 30 e 50 anos. Os sintomas variam desde menstruação prolongada, dor pélvica crônica, abortamentos de repetição, até casos assintomáticos.
     Ainda pouco conhecida pelas pacientes, a 'Embolização de miomas uterinos' é uma cirurgia indicada para mulheres com os referidos sintomas, em idade fértil, e que desejam evitar a histerectomia (a retirada do útero), geralmente devido ao desejo reprodutivo. 
     No Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá (HE), a equipe de Cirurgia Endovascular e Radiologia Intervencionista realiza este procedimento minimamente invasivo, que dura em média 1 hora e meia e possibilita um tempo de recuperação mais rápido em relação à cirurgia convencional (histerectomia), sem perda sanguínea.
     “Enquanto na histerectomia a mulher demora cerca de 2 meses para voltar às atividades de trabalho, na embolização o tempo médio é de 2 a 3 semanas”, explica Dr. Seleno Glauber, cirurgião endovascular e radiologista intervencionista do HE.
     Segundo o especialista, a melhor indicação é para mulheres com sangramento persistente. “Nos casos de miomas uterinos de grande tamanho, acima de 500 cm³, a Histerectomia ainda é a melhor indicação. Lembrando que a indicação do tratamento e o acompanhamento devem ser feitos pelo ginecologista que, em parceria com o médico intervencionista, programa a melhor terapia”.  
      Dr. Seleno finaliza, reforçando que a embolização tem provado ser uma excelente alternativa à histerectomia em mulheres que desejam preservação uterina, principalmente àquelas em que a menstruação excessiva e prolongada é o sintoma principal”. 
    

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

252954 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG