VOLTAR AO TOPO
Revista Ciências em destaque!
Revista Ciências em Saúde é indexada na plataforma DOAJ e tem grande melhora na avaliação do Qualis/CAPES
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 19/09/2017 14:53

A Revista Ciências em Saúde foi indexada, recentemente, na plataforma DOAJ (Directory of Open Access Journals; em português, Diretório de Periódicos de Acesso Livre).
O DOAJ é uma plataforma online que indexa revistas de alta qualidade, de acesso aberto e revisada por pares.
A Editora Científica da Revista, Profa. Clarissa Trzesniak, destaca a importância dessa conquista: “antes nós éramos indexados apenas pelo Latindex, que é uma plataforma que abrange revistas da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, ou seja, de língua portuguesa e espanhola. O Doaj é uma plataforma de indexação em nível mundial, o que contribui para ganharmos mais visibilidade e alcançarmos mais pesquisadores”.
Para essa indexação, a Revista Ciências em Saúde passou por uma rígida avaliação, na qual foram verificados critérios tais como: a) Revisão por pares (ou seja, todos os manuscritos submetidos ao periódicos passam por revisão de especialistas antes de serem aceitos para publicação); b) acesso aberto (o que significa que autores e leitores não pagam quaisquer taxas para publicarem/acessarem a Revista); c) alta qualidade de conteúdo; d) publicação de, no mínimo, 5 artigos por ano; e) estrita pontualidade no lançamento dos fascículos; f) amostras de artigos em Espanhol e Inglês, o que atesta o potencial da Revista para ter uma abrangência mundial.
Ser indexado no DOAJ não apenas fornece um benefício para autores e leitores por tornar o periódico mais acessível, como também indica que a revista é confiável para publicar. 
Por sua vez, o Qualis é um sistema de classificação de revistas científicas, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que relaciona os periódicos quanto à qualidade, e por área de avaliação. Ela é bastante consultada por autores que buscam publicar seus artigos, pois figurar na lista QUALIS é outro indicativo de confiança da revista. A atualização da lista de Periódicos do Qualis enquadra os títulos das revistas em estratos indicativos de qualidade: A1, A2; B1; B2; B3; B4; B5; C. A Revista Ciências em Saúde aumentou sua abrangência conforme consulta da última avaliação trienal de 2013 a 2016. Isso significa que o periódico tem publicado conteúdo de qualidade em diferentes áreas da ciência. Além das categorias Medicina I (referente à Clínica Médica, Angiologia, Dermatologia, Cancerologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Nefrologia, Fisiatria, Medicina Legal) e Medicina II (Alergologia e Imunologia Clínica, Hematologia, Neurologia, Pediatria, Doenças Infecciosas, Reumatologia, Saúde Materno Infantil, Psiquiatria, Anatomia e Patologia, Radiologia), outros destaques incluem as áreas de Psicologia, Enfermagem, Ensino, Educação Física, e Saúde Coletiva. No total, foram 13 áreas contempladas. 
A  AISI/FMIt/HE orgulhosamente parabenizam toda a equipe da Revista Ciências em Saúde, pelo primoroso trabalho desenvolvido e pelas relevantes conquistas. 

Na oportunidade, convidamos nossos leitores a acessarem a plataforma da revista pelo link:
 www. http://rcs.medicinaitajuba.com.br/ e sua página do facebook em https://www.facebook.com/revistacienciasemsaude/. 

 

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

252954 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG