VOLTAR AO TOPO
HE torna-se Centro de Transplantes de Órgãos, Tecidos e Células do Sul do Estado de Minas Gerais
A instituição tornou-se um Centro, reconhecido pelo MG Transplantes e Sistema Nacional de Transplantes
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 30/10/2017 15:15

      O Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá (HE) tornou-se um Centro de Transplantes de Órgãos, Tecidos e Células do Sul de Minas Gerais (CTOTC) - reconhecido pelo MG Transplantes e Sistema Nacional de Transplantes (SNT), órgãos vinculados ao Ministério da Saúde.

     A consolidação do Centro é fruto de um arrojado projeto desenhado em 2012 pelo Grupo Gestor do HE, com a finalidade de ofertar um serviço diferenciado e inexistente na região até então, com estrutura que viabilizasse atendimento e tratamento às demandas existentes no sul do Estado, que hoje acolhe cerca de 3.000.000 (três milhões) de habitantes.  

     Dr. Rodolfo S. Cardoso, diretor geral do HE FMIt conta que, na época, parcerias foram firmadas com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), possibilitando obras de reforma e ampliação das áreas físicas do Hospital, bem como a aquisição de novas tecnologias – requisitos fundamentais para que a instituição ofertasse serviços dessa magnitude.

      Além da equipe de Transplante Renal já existente na instituição, também foram agregadas aos serviços do CTOTC a equipe de Transplante Hepático (sob tutoria do Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE) e equipe de Transplante Cardíaco, com profissionais oriundos de instituições como o Instituto do Coração (InCor - SP) e Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP).

       “Hoje, o Centro de Transplantes de Órgãos, Tecidos e Células do Sul de Minas Gerais (CTOTC) é uma realidade. Realizamos mais de uma modalidade de transplante, que começou com o credenciamento do transplante renal, depois fígado, coração e agora dá os primeiros passos para a implantação do Programa de Transplante de Medula Óssea, também sob orientação do HIAE”, acrescenta Dr. Rodolfo.    

       Com equipe multidisciplinar qualificada e estrutura adequada para captar e transplantar os pacientes, o CTOTC é composto por ambulatórios pré e pós transplante, que acompanham os candidatos desde sua indicação até o tratamento contínuo posterior.

      Até o momento, O CTOTC realizou 28 transplantes de rim, 8 de fígado (sendo um transplante duplo – fígado e rim), e 1 de coração e, para 2018, irá incorporar o transplante de córnea, já credenciado.

 

        Qualidade no atendimento de todo o complexo hospitalar

        A implantação do CTOTC beneficiou não só pacientes da região que necessitam do serviço de transplante (SUS, convênios e particulares), como os demais usuários atendidos no complexo hospitalar do HE, pois elevou a competência técnica dos profissionais e melhorou a estrutura física de suas dependências, favorecendo a qualidade contínua no atendimento (responsabilidade essa de notoriedade nacional, uma vez que o Ministério da Saúde acompanha de perto os indicadores de qualidade da instituição).

 

        Em tempo

       Integrantes da equipe do CTOTC HE participaram do ‘XV Congresso Brasileiro de Transplantes - XVI Congresso Luso Brasileiro de Transplantes’, de 18 a 21 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).

       O evento, realizado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), possibilitou aos representantes do HE expandir e aprofundar os conhecimentos referentes ao tema, além de divulgar o CTOTC HE nas esferas nacional e internacional.

       Presentes no Congresso o responsável clínico pelo serviço de Transplante Cardíaco, o cardiologista Dr. Reginaldo Cipullo - que atuou como moderador na Sessão de Temas Livres sobre ‘Infecção no Transplante de Coração e Pulmão’; o coordenador do Programa de Tutoria de Transplante de Fígado do HE - Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Marcelo Bruno de Rezende; a enfermeira responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT–HE), Luana Guimarães Braga; e a psicóloga Mireile Luz Gomes.

       

        

 

 

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

252954 Visitas
2 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG