VOLTAR AO TOPO
Equipe de Eletrofisiologia do HCI realiza o primeiro Mapeamento Eletroanatômico Tridimensional
*
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 14/09/2018 13:24

     Ao completar a centésima Ablação de Fibrilação Atrial, a equipe de Eletrofisiologia do Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI) realizou mais um procedimento inédito em alta complexidade na instituição.

     O Mapeamento Eletroanatômico Tridimensional, realizado na Sala Híbrida do HCI, tem por finalidade possibilitar a localização precisa das arritmias cardíacas complexas (fibrilação atrial e outras), proporcionando maior taxa de sucesso da ablação nos focos das arritmias, reduzindo o tempo do procedimento e, consequentemente, da incidência de complicações.“Além disso, reduz a exposição à radiação para o paciente e profissionais envolvidos”, conta o cardiologista arritmologista, Dr. Fábio Kirzner Dorfman, da equipe coordenada pelo Dr. Dalmo Antônio Ribeiro Moreira, com a colaboração do Dr. Antônio Carlos Assumpção (Caio), da mesma especialidade.

      A técnica consiste em fazer a reconstrução geométrica dos átrios e ventrículos, usando equipamento específico - através de imagem 3D, em tempo real, o que permite ao especialista guiar e localizar o cateter com extrema precisão durante o procedimento. 

      Para Dr. Fábio, o controle e cura das arritmias realizado através da ablação tem-se mostrado mais eficiente do que as drogas antiarrítmicas. “A paciente tratada hoje adquiriu uma disfunção cardíaca causada pela arritmia, e são grandes as chances dela ter as funções do coração normalizadas no prazo de até um ano após o procedimento”, enfatizou.
      Na ocasião, Dorfman recordou dois casos de pacientes que estavam na fila do transplante, com dilatação do coração provocada pelas arritmias e, ao serem tratados com a técnica de mapeamento, normalizaram as funções cardíacas em um ano e não precisaram mais passar por cirurgia. 
     Além dos especialistas citados, integram a equipe de Eletrofisiologia do HCI: Dra. Anaci Maria Nogueira Wood Noronha; Dr. Muhieddine Omar Chokr; Dr. Carlos Augusto Mauro; Dr. Victor Augusto Poncio e Dr. Pedro Augusto Gori Lima
       O HCI realiza, além dos estudos eletrofisiológicos que avaliam as propriedades elétricas do coração e checam riscos de arritmias, cirurgias para implante de marca-passo, indicação de próteses elétricas, dentre outros distúrbios cardiovasculares. 

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

252954 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG