VOLTAR AO TOPO
“Psiquiatria da Infância e da Adolescência – Guia para iniciantes” é o título de livro publicado por ex-aluna da FMIt
A publicação faz uma abordagem aos temas básicos da psiquiatria da infância e da adolescência para alunos de graduação, residentes, médicos em geral ou psiquiatras sem experiência em psiquiatria infantil
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 13/02/2015 09:05

    “Psiquiatria da Infância e da Adolescência – Guia para iniciantes” (Sinopsys Editora) é o título do livro publicado pela ex-aluna da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), Dra. Juliana Gomes Pereira, em parceria com Dr. Bruno Mendonça Coelho (UFPE), Dra. Tatiana Malheiros Assumpção (FCMSCSP) e Geilson Lima Santana Jr. (UFBA).
       A publicação faz uma abordagem aos temas básicos da psiquiatria da infância e da adolescência para alunos de graduação, residentes, médicos em geral ou psiquiatras sem experiência em psiquiatria infantil, onde são relatados desde estudos com o desenvolvimento normal de crianças (com suas particularidades e peculiaridades), passando pelas principais síndromes do período e pelas questões terapêuticas, culminando com a questão de interdisciplinaridade.
       Segundo Dra. Juliana, trata-se do 1º livro de Psiquiatria da infância e adolescência (atualizado com o DSM-5- Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), publicado no Brasil. “É com grande alegria que compartilho esta obra, a qual somente pôde ser realizada a partir de minha formação em Medicina, na FMIt, concluída em 2004. Meus agradecimentos especiais ao Dr. Kleber Lincoln Gomes, que foi o grande mentor do meu sucesso”, ressaltou.

       “Entrei na faculdade de Medicina com o desejo de ser psiquiatra. A única área da Medicina que me atraiu um pouco mais foi a pediatria, daí o desejo de me especializar em psiquiatria da infância e adolescência. A formação em Itajubá foi muito importante porque tive acesso e oportunidades para conhecer mais a psiquiatria e ter a certeza de que este seria o caminho escolhido por mim. O Dr. Kleber me ajudou, me incentivou, me motivou durante toda a formação médica e até hoje. Fui presidente da Liga de Psiquiatria, a partir do 3º ano de medicina, fizemos artigos e pôsteres científicos sobre o tema e tivemos

artigo sobre o tema Psiquiatria premiado na Semana Médica de 2004. Foram longas noites e finais de semana debruçados no tema: lendo, escrevendo, vendo filmes, sempre com um toque de diversão- o que torna o trabalho ainda mais prazeroso. Ao enviar o mini-curriculum para a publicação do livro, eu e a Drª Tatiana, atendemos ao pedido da formação em psiquiatria e omitimos a formação médica. Com certeza, teremos uma segunda edição, em que farei questão de enfatizar a minha formação na FMIT. Acreditamos que o trabalho terá bastante utilidade, principalmente por haverem tão poucos especialistas e a demanda ser cada vez maior. Sabemos que a maioria dos transtornos psiquiátricos começa na infância ou adolescência e o tratamento precoce incide na melhora da qualidade de vida e prognóstico”.

Apresentação da editora:
     
        A psiquiatria da infância e adolescência é uma especialidade médica recente. Estima-se que 10 a 20% dos jovens apresentem algum transtorno mental. No Brasil, entretanto, há menos de 300 psiquiatras habilitados em psiquiatria da infância e adolescência, e os demais profissionais da saúde mental, apesar de existirem em maior número, estão concentrados em grandes centros. Outro aspecto que dificulta o acesso à ajuda especializada refere-se às barreiras impostas pelo desconhecimento e pelo estigma, o que leva a maior parte dos atendimentos a ser realizada por não especialistas. Cientes do papel-chave dos colegas de outras áreas, a obra "Psiquiatria da Infância e da Adolescência: Guia para iniciantes" é direcionada para não especialistas e aborda os temas mais importantes da psiquiatria da infância e adolescência em uma linguagem clara e objetiva embasada no novo DSM-5. Para facilitar a compreensão do conteúdo, os capítulos contam com tabelas, gráficos, fluxogramas e questões de múltipla escolha que também estão disponíveis em forma digitais. Eles foram divididos em quatro partes. A primeira diz respeito aos temas gerais da área, com capítulos contendo uma breve história da psiquiatria infantil, uma introdução ao desenvolvimento normal, uma apresentação das características peculiares da semiologia e da psicopatologia e uma revisão sobre a epidemiologia dos transtornos mentais nessa faixa etária. Na parte seguinte, são abordadas as principais síndromes psiquiátricas da infância e da adolescência, com ênfase nas manifestações clínicas, no diagnóstico e na terapêutica. A terceira parte apresenta as principais modalidades de tratamento farmacológico e não farmacológico, e a última seção foca a interdisciplinaridade e as interfaces entre a psiquiatria, a pediatria e a neuropediatria. Cada capítulo foi escrito por profissionais que aliam duas importantes qualidades: são clínicos habilidosos e pesquisadores de excelência.

       

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

192961 Visitas
2 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG