VOLTAR AO TOPO
Curso preparatório para acadêmicos
FMIt desenvolve curso preparatório para acadêmicos bolsistas de Iniciação Científica
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 14/03/2016 11:37

A Faculdade de Medicina de Itajubá, por meio dos professores Dr. José Marcos dos Reis e Dr. Nilo Baracho, desenvolveu no período de 15 a 22 de fevereiro, o Curso de Introdução à Iniciação Científica.
De acordo com o Professor Dr. Nilo Baracho “o curso teve como objetivo preparar os alunos para ingressarem na Iniciação Científica, que é a primeira experiência com a pesquisa, auxiliando assim, na formação de futuros pesquisadores”.
Estatística para quem não gosta de estatística, Pesquisa qualitativa e quantitativa e Pesquisa experimental in vivo e in vitro foram os temas abordados.
Segundo o Prof. Dr. José Marcos dos Reis, o grande desafio no Ensino Médico é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. “Nada mais adequado que as atividades, curriculares ou não, sejam voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, como importante instrumento para a formação dos nossos estudantes. Na Iniciação Científica, o nosso aluno por meio de seu projeto de pesquisa, irá buscar os conhecimentos existentes sobre o tema, formular uma hipótese para solucionar o problema, coletar e analisar dados, e tirar conclusões. Aprende-se a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos”.
O acadêmico Rodrigo Liberato Gonçalves Vianna falou sobre a contribuição do curso para sua carreira: “O curso de Introdução à Iniciação Cientifica desse ano me ajudou a entender melhor a parte prática do projeto. Este é meu segundo ano participando de pesquisas relacionadas à experimentação animal. Todo o conhecimento transmitido me ajudou de alguma forma, desde a temida estatística até o correto manuseio de animais e como devemos registrar os dados obtidos na pesquisa diariamente”. 
Na visão da aluna Ana Carolina Dalarmelina Almança participar do Curso Introdução à Iniciação Científica possibilitou uma melhor formação acadêmica. “Para desenvolver o projeto de pesquisa, a meu ver, é preciso buscar o conhecimento existente na área, formular o problema, podendo assim coletar e analisar dados e tirar as conclusões. A semana do curso de Iniciação Científica fez parte do esforço e da valorização desta atividade, porque nos deu a oportunidade de aprendizado aprofundado para o projeto de pesquisa. Os cursos foram dados por excelentes e experientes professores e contou coma a participação dos alunos, com críticas e sugestões aos trabalhos apresentados. Representou uma grande contribuição para nós”, comentou. 
A FMIt agradece imensamente a colaboração dos professores, Dr. José Marcos dos Reis, Dr. Nilo Baracho, Dr. Reginaldo Cipullo, Dra. Clarissa Santos de Carvalho Ribeiro, Dra. Ana Cristina Cesar Sawaya Almeida, Dr. Paulo Cortez, Dra. Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo, Dra. Suélen Ribeiro, Dra. Mariléia Chaves Andrade, Dra. Jaqueline Brandão Guerreiro Marotti, Dra. Roseane de Souza Candido Irulegui e Dr. Rodolfo Souza de Faria, que com muita competência ministraram este Curso que tanto contribuiu para a qualificação dos nossos alunos.

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

235075 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG